Tapioca

A tapioca, prato típico do nordeste, tem tido adeptos em todos os pontos do Brasil. A massa da tapioca é feita à base de polvilho e água. Para se adaptar a todos os paladares, a variação quando se fala em tapioca está no sabor, que pode ficar a gosto de cada um. Por ter um sabor neutro e suave, fica agradável tanto com recheios salgados, quanto doces. Além disso, como é proveniente da mandioca, mantém suas propriedades energéticas e alguns minerais como cálcio, ferro e fósforo e vitaminas do complexo B.

A tapioca pode ser feita tanto com a goma própria para tapioca, como com polvilho doce. Veja abaixo a receita e se delicie com esta maravilha!!!

PREPARO DA TAPIOCA

Ingredientes:

Goma de tapioca para hidratar OU Polvilho doce.
Modo de fazer:
Colocar aproximadamente 500g da goma de tapioca em um recipiente. Acrescentar água aos poucos e ir amassando/esfarelando, até ficar uma farinha úmida (mas não muito molhada). O ponto é quando a consistência da farinha úmida ao amassar, fica semelhante a uma paçoca. Passar a farinha úmida (em punhados) em uma peneira de tamanho médio. A farinha obtida após passar na peneira, deve ser colocada em uma frigideira antiaderente BEM QUENTE (não precisa untar) até formar a tapioca.
OBSERVAÇÃO: Para fazer uma tapioca, colocar de 2 a 3 colheres grandes (de servir) da farinha obtida no centro da frigideira bem aquecida e espalhar rapidamente para os lados, até preencher toda a frigideira. Imediatamente formará uma massa e a tapioca estará pronta para ser recheada.

IMPORTANTE: A farinha obtida nesse processo não precisar ser consumida no mesmo dia, pode ser guardada na geladeira em recipiente fechado e ser consumida nos próximos 3 a 4 dias seguintes.

Várias opções de recheio, apenas lembre-se de não exagerar nos ingredientes calóricos….

1) Banana com canela

2) Tomate, Cebola, Orégano, Azeitonas Picadas, Champignon, Mussarela e Peito de  Peru picados

3) Atum, Tomate, Cenoura ralada

4) Carne de Sol com Queijo Coalho

5) Ovo cozido, Rúcula, Tomate

 Várias opções, abuse da sua criatividade!!!

Deixe uma resposta