Dicas para Ressaca

O álcool em excesso provoca ressaca, sede, dor de cabeça e náuseas, além de outras conseqüências mais sérias acarretando prejuízos de estômago, fígado, hipertensão arterial, perda de memória entre outros. Além disso, o álcool provoca efeito diurético que pode ser agravado com o aumento da sudorese durante a folia. Sem contar que, quanto maior o teor alcoólico de uma bebida, mais calorias ela apresenta. Se beber, modere na quantidade e capriche na ingestão de água e alimentos fonte de potássio, como por exemplo damasco seco, leite desnatado, cacau, abacate, banana, germe de trigo e caldo de carne para compensar. Além disso, não descuidar na ingestão de carboidratos ameniza os sintomas de ressaca, recomenda o nutricionista Sérgio Rosa ( www.sergiorosa.com.br).

Os sucos mais recomendados para os casos de retenção hídrica são aqueles fontes de potássio (pois este mineral ajuda a contra atacar os efeitos do sódio na retenção de água), magnésio (pois este mineral é perdido com a diurese e deve ser reposto) e vitamina b6 ( que quando deficiente diminui a capacidade dos rins em excretar sódio). exemplos são os sucos de: salsa, acelga, espinafre, brócolis, couve, cenoura, aipo, folhas de nabo, pimentão doce, melancia, pepino, uva, alface, melão cantalupo (com sementes).

Para os casos de enjôo, os sucos mais recomendados são aqueles que contenham vitamina b6, c e k. exemplos de sucos benéficos são: de gengibre, couve, espinafre, pimentão doce, folhas de nabo, brócolis, repolho, morango.

Confira as calorias das principais bebidas alcoólicas:

1 dose de uísque: 240 calorias
1 taça de vinho branco doce: 176 calorias
1 lata de cerveja : 147 calorias
1 taça de vinho tinto: 110 calorias
1 taça de vinho branco seco: 107 calorias
1 taça de champagne: 90 calorias
1 cálice de licor: 68 calorias

Sucos para ressaca

Receitas sugeridas:

Brisa de verão:

1 laranja, sem casca, com a pele branca
1 cacho médio de uvas verdes
2 xícaras de pedaços de melancia com casca
1 ramo de hortelã para enfeitar
passe a laranja, as uvas e a melancia pela centrífuga. despeje o suco num copo com gelo e enfeite com a hortelã.

Suco desintoxicador do corpo

½ pepino
1 beterraba
½ maçã, sem sementes
4 cenouras, sem folhas
passe tudo pela centrífuga e está pronto para beber.

Sucos para enjôo:

Receitas sugeridas:

Espuma de gengibre

1 fatia fina de raiz de gengibre
1 maçã sem sementes
água mineral com gás
passe o gengibre pela centrífuga com a maçã. despeje o suco num copo com gelo. encha o copo até a borda com a água mineral com gás.

Batida de morango

½ litro de morangos
½ pêra rígida
1 banana madura
1 colher de sopa de levedo de cerveja
passe os morangos e a pêra peal centrífuga. coloque o suco, a banana e o levedo no liqüidificador ou processador e misture até ficar cremoso.

Deixe uma resposta