Coenzima Q10

A Coenzima Q10, é uma benzoquinona lipossolúvel encontrada nas mitocôndrias de todas as células, principalmente aquelas de alto turnover como o coração, rins, fígado e cérebro. Dentre os alimentos de maior concentração: sardinha, cavala, carnes suínas, bovina e de aves, pistache, nozes, grãos de soja, feijão azuki, brócolis, óleos de soja, gergelim, algodão e de milho.

Atua:

Na transferência de elétrons nas membranas mitocondriais durante o processo de respiração aeróbica; No aumento do Óxido Nítrico; Possui atividade Antioxidante e Antiinflamatório;

Interações nutrientes / nutrientes

Interage com a vitamina E regenerando a sua forma oxidada tocoferil a tocoferol, formando uma rede antioxidante que envolve a vitamina C, vitamina E e glutationa.

Interações drogas / nutrientes

Drogas que inibem a síntese de Coenzima Q10: Estatinas (inibidores da HMG-CoA redutase); Beta – Bloqueadores; Hidroclorotiazida; Metildopa; Antidepressivos tricíclicos; Estatinas.

A suplementação de CoQ10 antes do exercício extenuante:

Diminui o estresse oxidativo (? hidroxiperóxidos,  ? 8-OHdG, ? isoprostanos, ? catalase e  ? capacidade antioxidante total) ;Impediu a sobre-expressão do TNF-? após o exercício; ? Produção de creatinina.

Aplicações Clínicas

Aumento dos níveis de energia e de resistência aos esforços; Suporte a função cardíaca; Redução dos níveis de pressão arterial; Melhora da saúde cardíaca global; Doenças neurodegenerativas (Parkinson, Huntington, Alzheimer); Enxaqueca.

Doses diárias de 50mg a 100mg são bem toleradas.

Para aumentar sua biodisponibilidade é necessário:

Associar um veículo ou excipiente lipídico; Utilizar junto às refeições com algum conteúdo de gordura.

Deixe uma resposta