Nutrição

Nutrição é a ciência que estuda os alimentos e seus nutrientes, e sua interação nos processos biológicos, através dos qual o organismo os digere, absorve, transporta, assimila e elimina, para que possa realizar suas funções vitais, tais como o crescimento, movimento e reprodução.
O corpo humano é formado por milhões de células que necessitam de nutrientes para exercerem suas funções, e por meio de reações enzimáticas estes nutrientes irão fornecer energia e matéria-prima para o funcionamento de todo organismo. São eles:

  • Carboidratos (açúcares)
  • Lipídios (gorduras)
  • Proteínas
  • Vitaminas
  • Minerais
  • Oxigênio

Nutrição e Saúde.

A nutrição e saúde são temas interligados, onde a alimentação contribui significativamente para a manutenção da saúde humana, desde o desenvolvimento embrionário e ao longo de toda a vida.

O conceito de saúde que o Brasil adota é da Organização Mundial de Saúde: "Completo bem-estar e pleno desenvolvimento das potencialidades físicas, psico-emocionais e sociais e não a mera ausência de doença ou enfermidade." Sendo assim, o homem saudável apresenta uma relação produtiva e harmoniosa com o meio ambiente, cultura na época vigente.

É através da alimentação que o organismo recebe os nutrientes necessários à manutenção da saúde. Por isso, desaconselha-se o uso de complementos nutricionais sob a forma de medicamentos (como complexos vitamínicos, minerais e outros) a não ser por prescrição do nutricionista. A verdadeira fonte de nossas riquezas está no alimento, seja ele ingerido na sua forma natural ou modificado.

E para promover a saúde, bem-estar e nutrição adequadas, oferecemos soluções, propondo dieta completa balanceada, conforme suas necessidades diárias, de trabalho treinos, com uma ingestão reduzida de gorduras, açúcar e sal.

O profissional de nutrição esportiva.

O nutricionista esportivo está apto a fazer alterações no padrão alimentar antes, durante e após treinamento, competição e durante o período de descanso. Os objetivos a serem alcançados podem ser: maximizar o aproveitamento alimentar/ energético do atleta.

Exemplos:
Estratégia de supercompensação para aumentar o glicogênio muscular e melhorar rendimento; promover alterações desejáveis na composição corporal.

Em fisiculturistas alcançar o mínimo de percentual de gordura e o máximo de hipertrofia muscular; empregar redução ponderal em atletas que necessitam de peso pré-estabelecido para competições.

Auxiliar o atleta de judô a alcançar o peso aceitável, em condições de competição, sem emprego de diuréticos e/ou promoção de sudorese; recuperar o atleta de deficiências nutricionais.

A tríade do maratonista (distúrbio alimentar, amenorréia e osteoporose); estabelecer estratégias para minimizar efeitos adversos do treinamento (over training). Ex: entre atletas de ultraprovas, onde o volume de treinamento e os desafios da alimentação balanceada frente ao alto gasto energético total podem colocá-lo em risco imunológico.

Também é competência do mesmo a prescrição dietética, de suplementos e ergogênicos nutricionais. Neste contexto pode-se trabalhar em paralelo com diversos outros profissionais. Quanto mais alto o nível do atleta, maior o envolvimento de uma equipe multiprofissional como fisiologista, preparador físico, treinador, psicólogo, médicos, entre outros.

Pré agendamento

LIGUE AGORA
(11) 2872-5283

Hidrovitalis – Foot Detox

Hidrovitalis

O Hidrovitalis é um equipamento emissor de frequências e de hidroterapia, que combina as propriedades terapêuticas da água com a força da bio-eletrônica, restabelecendo e ampliando a capacidade de o corpo de auto curar-se. Possibilita a estimulação e normalização do organismo e a desintoxicação. Não é invasivo, nem doloroso, produz profunda sensação de relaxamento e bem-estar.

Go Top
Go Top