Suplementos para seu cérebro (Nootrópico)

cerebro

Os nootrópicos estão em alta. O uso de substâncias que seja capaz de melhorar a performance cerebral já é relatado há centenas de anos com o consumo do café e de alguns tipos de ervas, mas nunca falou-se tanto sobre o assunto. Assim como seus músculos, seu cérebro precisa exercitar-se. Manter-se focado e com uma boa memória requer treinamento cerebral, bons hábitos alimentares e em alguns casos a suplementação de nutrientes.

Algumas substâncias podem dar uma “forcinha” e otimizar a capacidade cognitiva seja por aumento da memória, atenção ou concentração. Elas são capazes de aumentar o fluxo sanguíneo cerebral, promover neurogenese (formação de novos neurônios), novas sinapses e conexões.

A possibilidade de aumentar a capacidade cerebral, concentração e energia mental, leva o tema dos consultórios para as telas de Hollywood. No filme sem limites, o escritor Eddie Morra (Bradley Cooper) está sofrendo um bloqueio criativo. Quando é apresentado a um remédio revolucionário e passa a usar 100% do seu cérebro. Eddie  consegue lembrar de tudo que já leu, aprende línguas, faz cálculos, consegue ler e escrever muito rapidamente. A substância fictícia NZT-48, aumenta surpreendentemente sua concentração e memória, foi o suficiente para muitos começarem a sonhar com algo parecido.

Inicialmente, os nootrópicos foram usados para tratar doenças neurodegenerativas em idosos e posteriormente observou-se que o uso em adultos saudáveis poderia potencializar o funcionamento cerebral.

Dentre as substâncias nootrópicas mais conhecidas podemos citar a ritalina e o modafinil, fármacos de prescrição controlada com uso disseminado de maneira alarmante.

Para quem busca algo semelhante, mas sem o uso de medicamentos controlados, há uma gama de suplementos com ação nootrópica que podem servir de estimulador cerebral. Estes nutracêuticos podem melhorar o desempenho cognitivo, aumentar a memória, aprendizagem, raciocínio, velocidade de processamento, fluidez verbal, atenção, foco, motivação, humor e energia. Abaixo listamos alguns deles e suas atuações dentro da atividade cerebral, consulte seu médico ou nutricionista sempre antes de começar a tomar qualquer medicamento ou suplemento.

Ômega-3

Principalmente devido à presença de Ácido docosahexaenóico (DHA), substância indispensável no cérebro para processo de concentração, raciocínio, aprendizado e memória. Evidências mostram que o DHA e seus metabolitos bioativos tem propriedades importantes durante desenvolvimento cerebral do feto e são neuroprotetores contra danos associados ao estresse oxidativo e a peroxidação lipídica. Além disso, estudos pré-clínicos sugerem que a integridade funcional e resistência dos neurônios do córtex frontal são em parte mediadas pela concentração de DHA nesse local.

Creatina

Principal fonte de energia do cérebro, a creatina já é um suplemento conhecido do público praticante de exercício físico, mas ao longo da última década ou mais, foram testadas suas habilidades de melhora no desempenho neural.  Sua ingestão pode aumentar o consumo de oxigênio pelas células cerebrais atuando como um nootrópico.

Fosfatidilserina

É uma substancia lipídica presente nas membranas de todas as células cerebrais garantindo que haja boa comunicação entre elas e mantendo o bom funcionamento cerebral. A fosfatidilserina atua na memória e na demência senil.

Ginkgo biloba

Aumenta o fluxo sanguíneo cerebral e inibe a ação de uma enzima que degrada a acetilcolina, componente essencial para memória.

Colina

A Colina – 2-hidroxi-N,N,N-trimethylethanaminium – é um nutriente essencial solúvel em água que foi recentemente incluída na família do complexo B de vitaminas. É um componente da molécula da acetilcolina, um neurotransmissor necessário para a memória. A colina também faz parte da molécula de fosfatidilcolina um lipídio necessário pelas células cerebrais. Podemos ingeri-la através de suplementação ou comendo alimentos como ovos, frango e bacalhau , por exemplo.

Alpha GPC

Alpha GPC – [(2S)-2,3-Dihidroxipropil] 2-fosfato trimethylazaniumylethyl – é uma fonte de colina presente naturalmente no cérebro, bem como no leite humano e pode ser um fator que contribui para um maior QI observado em crianças que foram alimentadas com leite materno. Ele tem a maior bio-disponibilidade dos suplementos fonte de colina e atravessa facilmente a barreira hemato-encefálica.

Uma vez no cérebro, é metabolizada para a acetilcolina, que pode então ser utilizada para comunicação inter-neuronais relacionadas com a memória a curto prazo, aprendizagem e atenção. Alpha GPC também pode retardar o processo de envelhecimento do cérebro como um antioxidante cognitivo e aumentar os níveis de hormonio de crescimento humano.

Huperzine A

É um alcalóide sesquiterpene composto orgânico, encontrado no musgo Huperzia Serrate, o qual tem sido usado como tratamento para a doença de Alzheimer por ser capaz de aumentar a comunicação entre neurônios.

A huperzina A é um inibidor da acetilcolinesterase, resultando em aumento nos níveis de acetilcolina, dessa forma melhorando memória, aprendizagem e foco. Huperzine A também apresenta muitas qualidades neuro-protetor, resultando em melhoria da plasticidade das células cerebrais.

Publicado em Suplementos e Estudos Newsletter Por Essential Nutrition 15/05/2016

Deixe uma resposta