Princípios ativos no gerenciamento de peso

peso

Selecionei alguns princípios ativos que, associados à dieta personalizada e prática de exercícios físicos, irão auxiliá-los no tratamento de acordo com suas necessidades.

MOROSIL® (Citrus sinesnsis (L) Obeck) É um extrato seco obtido a partir do suco de laranjas vermelhas Moro, cultivado exclusivamente na área em torno do vulcão Etna, na Sicília (Itália). O extrato da laranja vermelha Moro, devido ao mecanismo sinérgico dos polifenóis totais, promove o gerenciamento do peso, o aumento da sensibilidade à insulina e a redução do triglicerídeos e colesterol total. Um estudo recente, publicado na conceituada revista International Journal of Obesity, mostrou que o extrato Moro obtido do suco enriquecido, pode neutralizar o ganho de peso e o acúmulo de gordura induzida em animais alimentados com dieta hiperlipídica, com redução da gordura abdominal de 25 a 50%. O exame histológico do tecido adiposo também demostrou uma redução acentuada no tamanho dos adipócitos, devido à diminuição da capacidade de acumular gordura.

ID-ALG™ (Ascophyllum nodosum extract) É um extrato produzido a partir de Ascophyllum nodosum, uma alga marinha marrom característica da costa rochosa do Atlântico Norte temperado (presente principalmente nas costas francesas e norueguesas). ID-alG™ é indicado para auxiliar na redução do peso, devido seu triplo mecanismo de ação em inibir a atividade das enzimas lipase e amilase, responsáveis na absorção de lipídeos e carboidratos, respectivamentes e ativar o metabolismo responsável pelo efeito termogênico.

CACTI-NEA® e NEOPUNTIA® (Opuntia fícus-indica) Vários estudos clínicos têm demonstrado que o cacto Opuntia fícus-indica possui valor nutricional, pois é rico em nutrientes com propriedades funcionais, como as betalaínas, indicaxantinas, fibras dietéticas, aminoácidos, minerais, vitaminas e antioxidantes. A partir disso foram desenvolvidos dois nutracêuticos, o Cacti-Nea® e o NeOpuntia®, que se diferem entre si pela parte do cacto usado e, consequentemente, pelo benefício que proporcionam ao organismo.

Cacti-Nea® é extraído do fruto do Opuntia fícus-indica, é uma fonte rica de betalaínas biodisponíveis, principalmente de indicaxantinas. Possui propriedades antioxidantes e diuréticas, sendo especialmente indicado para o controle do peso corpóreo, para ajudar as pessoas que retém líquido, principalmente durante a TPM, e para preservar as células do organismo dos danos oxidativos causados pelos radicais livres.

NeOpuntia® é uma fibra lipolítica obtida pela desidratação das folhas do cacto Opuntia fícus-indica. As fibras de NeOpuntia® interagem com as gorduras e formam um gel fluido. Esta interação NeOpuntia®/ gordura é capaz de reduzir a biodisponibilidade lipídica durante a ingestão e consequentemente a absorção de gordura pelo organismo. É indicado como coadjuvante no emagrecimento, e como auxiliar no tratamento da Síndrome Metabólica.

CROCUS SATIVUS Em relação aos seus efeitos biológicos, o Crocus sativus L. tem se destacado principalmente pelas suas ações no sistema nervoso central, pois age na concentração sináptica de neurotransmissores como GABA, Dopamina, Norepinefrina e Serotonina e exerce funções ansiolíticas, antidepressivas, anticonvulsivantes e que melhoram a performance cognitiva. Estes efeitos centrais são interessantes no tratamento da obesidade, já que a otimização de vias serotoninérgicas e dopaminérgicas cerebrais auxilia no controle hipotalâmico da fome, promovendo redução da compulsão alimentar. O efeito ansiolítico do Crocus sativus (via GABA) também auxilia no controle da ingestão alimentar associada ao estresse e à ansiedade, dois transtornos comuns em pessoas obesas e que contribuem para o excesso de produção de cortisol nesses indivíduos. Sabe-se que o cortisol auxilia no desenvolvimento de resistência à insulina e promove ganho de gordura abdominal e o Crocus sativus pode por diversos mecanismos, regular essas ações relacionadas ao hiper-corticosolismo.

FENO GREGO (Trigonela foenum-graecum L) Em estudo, publicado no Eur J Clin Pharmacol. um grupo de pessoas obesas recebeu extrato de feno grego todas as manhãs. Observou uma saciedade maior por um tempo prolongado, além de menor ingestão de calorias nas refeições subsequentes. Um dos mecanismos propostos para o efeito hipoglicemiante de Trigonella foernum-graecum está relacionado com a interferência na absorção intestinal da glucose devido ao seu elevado teor em fibra e/ou a viscosidade da preparação. O mecanismo envolve a capacidade das fibras em retardar o tempo de esvaziamento gástrico.

A dose recomendada para cada princípio ativo, deve ser verificada com o profissional nutricionista, que irá elaborar sugestões de fórmulas de acordo com suas necessidades.

Referência bibliográfica:

1. Olszewer, Efrain. Manual de Fitoterápicos em obesidade. Efrain Olszewer, Lenilto Marquesa de Araújo Junior. – 1ª Ed. – São Paulo: Ícone, 2012.

2. Titta L, et al. Blood Orange juice inhabits fat accumulation in mice. Int J Obesity 34(3):578-588 (2009).

3. Material Bionap Morosil® (Itália)

4. Terpend, K, et al. Effects of ID-alG™ on Weight Management and Body Fat Mass in High-Fat-Fed Rats. Phytotherapy Research Magazine, outubro, 2011.

5. Literatura do fabricante (ID-Alg®) – Nexira Health (França)

6. Literatura do fabricante (Cacti-Nea® e NeOpuntia®) Bio Serae (França)

7. Gouta B., Bourgesb C., Paineau-Dubreuilb S. Satiereal, a Crocus sativus L extract, reduces snacking and increases satiety in randomized placebo-controlled study of mildly overweight, healthy women. Nutrition Research Journal, v.30, p.305–313, 2010.

8. Al-Habori M and Raman A. Antidiabetic and Hypocholesterolaemic Effects of Fenugreek. Phytother Res. 12: 233-242, 1998.

9. Sharma RD, Sarkar A, Hazra DK, et al. Use of fenugreek seed powder in the management of noninsulin dependent diabetes mellitus. Nutrition Res. 16:1331-1339, 1996.

10. Chevassus H, Gaillard JB, Farret A, Costa F, Gabillaud I, Mas E, Dupuy AM, Michel F, Cantié C, Renard E, Galtier F, Petit P. A fenugreek seed extract selectively reduces spontaneousfat intake in overweight subjects. Centre d’Investigation Clinique, Centre Hospitalier Régional Universitaire de Montpellier, Montpellier, France. Eur J Clin Pharmacol. 2010 May;66(5):449-55. Epub 2009 Dec 18.

11. Walsh DE, Yaghoubian V, Behforooz A. Effect of glucomannan on obese patients: a clinical study. Int J Obes 1983;8:289–93.

12. Joyce Keithley, DNSc, RN, FAAN, Barbara Swanson, DNSc, RN, ACRN. Glucoman and obesity a critical review. Alternative Therapies, Nov Dec 2005, Vol. 11, Nº 6

Deixe uma resposta