SUPLEMENTAÇÃO NA GESTAÇÃO

gestacao

Os preceitos científicos para uma alimentação saudável e o papel dos nutrientes são bastante difundidos e reconhecidos como essenciais às demandas nutricionais na gestação.O uso de suplementos durante essa fase pode ser de grande valia, contribuindo para a ingestão mais adequada de nutrientes, como Vitamina D e Ácido Fólico. Uma criança que cresce em um ambiente restrito de nutrientes desvia energia para órgãos vitais (como o cérebro) levando a alterações biológicas e fisiológicas.
Sabe-se que a Vitamina D afeta diversas funções celulares, como o desenvolvimento cerebral, efeitos na diferenciação celular, expressão de fatores neurotrópicos, regulação da citocina, síntese de neurotransmissores, sinalização de cálcio intracelular, atividade antioxidante e expressão de genes/proteinas envolvidas na diferenciação neuronal, estrutural e metabolismo.
Estudos demonstram que a Taurina é um aminoácido essencial para o desenvolvimento fetal, fornecido pela circulação materna através da placenta. Durante o desenvolvimento do sistema nervoso central, da retina e do tecido muscular, a disponibilidade de taurina é essencial.
O período de gestação demanda maior atividade da glândula da tireóide, a qual, na deficiência de Iodo, pode se tornar insuficiente pra sua função. No caso de hipotireoidismo, pode ocorrer aborto durante o primeiro trimestre da gestação, hipertensão gestacional e má formação fetal.
Já a Colina é importante para modular mitose, diferenciação celular e migração de células progenitoras endoteliais e neurais. Isso por ser um doador de grupo metil, importante para a regulação epigenética, que impacta no desenvolvimento fetal e reduz risco de desenvolvimento de doenças na vida pós-natal.
Especialmente durante a gestação, quando a proliferação e diferenciação de células está muito ativa, status sub-ótimos de Cobre e de Zinco podem levar a sérias consequências, impactando o embrião e o desenvolvimento fetal. A suplementação de Zinco na gestante torna-se fundamental para evitar queda de cabelo, indigestão, constipação intestinal e alteração do humor, que são normalmente causados pelo excesso de suplementação de Ácido Fólico.
O Ácido Fólico é uma vitamina do complexo B importante como doador de metil para a metilação do DNA, e vem sendo bastante estudado por sua importante ação no organismo desde a gestação, já que sua deficiência predispõe o feto ao maior risco de desenvolver diversos tipos de doença e má formação congênita, como o defeito do tubo neural. Vale ressaltar que a ingestão de Ácido Fólico é recomendada cerca de 3 meses antes da gestação. No entanto, deve-se avaliar sua interação com outros nutrientes, pois o excesso de Ácido Fólico, conforme dito anteriormente, pode prejudicar a absorção de Zinco, que também provoca enjôos em gestantes.
Um estudo de 2002 verificou que 50% das mulheres no período gestacional apresentaram aumento da excreção urinária de ácido 3-hidroxiisovalérico (reflexo da deficiência de biotina), que foi revertido pela suplementação de 300 mcg de Biotina por 14 dias.
Alguns estudos foram publicados quanto ao uso de probióticos durante a gestação. Ressalta-se um publicado na revista Lipids, de 2007, onde mostraram que uma dieta rica em Ômega-3 em associação a probióticos aumentou a concentração de PUFAs na placenta. E esse acúmulo possui impacto no desenvolvimento cerebral infantil, alivia desordens inflamatórias e reduz risco de complicações maternas, ressaltando a importância desse ácido graxo nessa fase. Porém, ainda não há dados conclusivos sobre segurança do uso de probióticos durante a gestação, devendo-se preceder, mais uma vez, a individualidade bioquímica.
Outros nutrientes também são importantes para uma ótima saúde gestacional, como Cálcio, Vitaminas antioxidantes (como Vitaminas A e E), Selênio, dentre outros. Por isso, são importantes as discussões sobre o papel de alguns nutrientes nessa fase especial da vida da mulher, e a essencialidade ou não da suplementação pontual de vitaminas e minerais e a sua possível toxicidade.
RESSALTAMOS O PAPEL DO NUTRICIONISTA NA ELABORAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL PERSONALIZADA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO TODOS OS ASPECTOS NECESSÁRIOS PARA ELABORAÇÃO DE UMA DIETA E DE UMA SUPLEMENTAÇÃO MAGISTRAL SEGURA (COM QUANTIDADES DE NUTRIENTES AJUSTADAS PARA CADA CASO, BASEADO NA INDIVIDUALIDADE BIOQUÍMICA, ESTADO NUTRICIONAL PRÉ-GESTACIONAL, AVALIAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS, INTERAÇÕES ENTRE NUTRIENTES E DROGAS, ETC).

Deixe uma resposta