Bebidas Funcionais Ajudam no Foco e Recuperação Muscular com Ingredientes Naturais

bebidas funcionais

Quando precisamos de uma dose extra de energia, as bebidas energéticas se tornam uma opção atrativa. Elas podem aliviar o sono, diminuir o cansaço e aumentar o foco. As opções mais vendidas têm uma composição semelhante: cafeína, taurina, muito açúcar e ingredientes artificiais. Como todo organismo é diferente, existem reações distintas aos ingredientes da fórmula. Muitas vezes, diante de um excesso, é possível sentir os efeitos colaterais. Entre eles está o pico de cafeína, seguido por uma queda brusca.

Na tentativa de oferecer alternativas mais saudáveis aos energéticos tradicionais, porém com ainda mais benefícios de foco e disposição, surgem bebidas funcionais. Elas têm propriedades estimulantes, mas trazem ingredientes naturais. Esse é um movimento que começou internacionalmente e vem se propagando com as bebidas funcionais brasileiras. Estas prometem maior desempenho cognitivo e recuperação muscular, além de aumentar o foco. O mercado nacional é promissor, e a crescente conscientização da alimentação e a preocupação com a saúde vêm mudando conceitos antigos.

Uma estratégia inteligente em busca de mais energia

Ao contrário dos energéticos tradicionais, o conceito das novas bebidas funcionais é melhorar o desempenho cognitivo. Nós nutricionistas ressaltamos que, mesmo com foco na qualidade de vida e bem-estar, as bebidas funcionais devem ser consumidas como uma estratégia aliada a outros hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e uma alimentação balanceada. E avaliam os benefícios dos pacientes se sentirem mais focados e produtivos, sem picos de glicose ou de cafeína.

Vale lembrar também que ler e procurar entender a lista de ingredientes é fundamental na hora de escolher uma bebida funcional. Afinal, substituir o açúcar por adoçantes artificiais pode não ser a melhor opção em muitos casos.

A seguir, entenda melhor os ingredientes que podem permear os energéticos naturais e a função de cada um deles.

Shot de energia saudável: benefícios dos ingredientes naturais

Guaraná: além de ser a maior fonte natural de cafeína do mundo, o guaraná reduz a fadiga e fornece energia mental e física.

L-taurina: é um dos aminoácidos não-essenciais mais abundantes do nosso organismo. Ela ajuda a acalmar a atividade cerebral em períodos de ansiedade ou agitação, aumentando o foco e reduzindo o estresse. Também auxilia na neurogênese, crescimento de novas células e rápidas conexões entre os neurônios, retarda o envelhecimento do cérebro e dos músculos. Além disso, diminui a fadiga muscular, potencializa a resistência física e o desempenho atlético.

Palatinose: derivada da beterraba, é um carboidrato de lenta liberação e de baixo índice glicêmico (indicado inclusive para diabéticos). Ela fornece energia gradual tanto para os músculos (recuperação muscular) quanto para o nosso cérebro. E isso é muito importante, já que 20% do total de energia consumida pelo corpo é utilizada pelo cérebro.

D-Ribose: a ribose faz parte do ATP – nossa moeda energética. É um repositor energético de rápida absorção e zero índice glicêmico. Pode ser utilizada no pré-treino como uma fonte imediata de energia e no pós-treino para recuperação dos estoques de energia. Além disso, apresenta importante papel na proteção cardíaca.

Gengibre tailandês: cultivado na Malásia e Tailândia, apresenta sabor semelhante ao cardamomo e é utilizado na Ayurveda há séculos. Seus efeitos estão relacionados ao prolongado estado de revigoramento, concentração e alerta mental.

Chá verde: com paladar fresco e agradável, é fonte de antioxidante 100% natural.

Quando consumir as bebidas funcionais?

Prontas para consumo, elas podem se tornar grandes aliadas para várias experiências diferentes. As bebidas funcionais podem ser consumidas em substituição aos refrigerantes, sucos ou bebidas energéticas, que contém alto teor de açúcar e estimulantes artificiais. Como pré ou pós-treino, para ganhar mais energia ou recuperar os músculos. Também são recomendadas para uma dose extra de pique nos estudos ou para terminar aquela apresentação no fim do dia. Podem ainda estar presentes nos momentos de descontração, para dançar e confraternizar com os amigos.

Fonte: Essential Nutrition

Deixe uma resposta