A SUPLEMENTAÇÃO DE GINGER NA DOENÇA HEPÁTICA GORDUROSA NÃO ALCOÓLICA: UM ESTUDO PILOTO RANDOMIZADO, DUPLO-CEGO, CONTROLADO POR PLACEBO

gengibre

AUTORES: Mehran Rahimlou, Zahra Yari, Azita Hekmatdoost, Seyed Moayed Alavian, Seyed Ali Keshavarz
REVISTA: Journal Hepatitis Monthly – janeiro/2016

Contexto
A doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) é uma das doenças hepáticas crônicas mais comuns em todo o mundo. A patogênese da doença está intimamente associada à obesidade e resistência à insulina. Gengibre pode ter efeitos hipolipemiantes e antioxidante, e agir como um sensibilizador de insulina.

Objetivos
O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos da suplementação de gengibre na DHGNA.

Pacientes e Métodos
Em um estudo duplo-cego, clínico randomizado, controlado por placebo, 44 ??pacientes com DHGNA foram selecionados para ingerir duas gramas por dia de suplemento de gengibre ou placebo, durante 12 semanas. Em ambos os grupos, os pacientes foram orientados a seguir uma dieta modificada e programa de atividade física. Os parâmetros e indicadores de lesão hepática metabólica foram medidos no início do estudo e após as 12 semanas.

Resultados
A suplementação com gengibre resultou numa redução significativa da alanina aminotransferase (ALT), ?-glutamil transferase (Gama-GT), citocinas inflamatórias, bem como no índice de resistência à insulina e grau de esteatose hepática em comparação com o placebo. Não foi encontrado qualquer efeito significativo da ingestão de suplementos com gengibre na fibrose hepática e no índice de aspartato aminotransferase (AST).

Conclusões
Doze semanas utilizando dois gramas de suplementação com gengibre mostrou efeitos benéficos sobre DHGNA. Estudos adicionais são recomendados para avaliar os efeitos da suplementação em longo prazo.

Deixe uma resposta