D-Ribose

A D-Ribose é um monossacarídeo que para fins ergogênicos, tem sua indicação baseada no seu potencial papel de aumentar os componentes energéticos e também de poder promover uma melhora na performance durante a realização do exercício. Teoricamente, auxiliaria na rápida ressíntese de estoques de ATP. (Dodd et al, 2004; Schwirring, L , 2011).

Relacionado a benefícios cardiovasculares, a D-Ribose mostrou aumentar a função ventricular, na recuperação pós-cirurgica de pacientes cardíacos, na redução do estresse do miocárdio após atividades extenuantes, na recuperação do ATP e adenina nucleotídeo do miocárdio após infarto, no aumento da tolerância a exercícios de pacientes com doença coronariana instalada e angina moderada. (Pauly, D.F. et al, 2000).

Em mulheres grávidas em fase de amamentação devem evitar a suplementação de D-Ribose, pois, pode causar a hipoglicemia, aumentar os níveis de ácido úrico. (Oslszewer & Jaldin, 2007).

Em altas doses pode causar efeitos adversos como a hiperglicemia, hiperuricemia, diarréia, hiperuricosúria, náusea e dor de cabeça. Não há toxicidade e reações adversas, desde que sejam seguidas as recomendações e posologia.

Pode ser usado de 1-5g/dia, podendo ser associado com outros princípios ativos. Sua administração pode ser feita antes e/ou após os treinos ou a critério do Nutricionista.

Todos os mecanismos de produção de energia envolvendo a suplementação de D-Ribose são muito promissores e dados não indicam nenhuma razão para que a suplementação de D-Ribose possa prejudicar o rendimento esportivo.

Deixe uma resposta