Reposição de Testosterona e a Redução de Risco Cardiovascular

reposição-de-testosterona-e-doenças-cardiovasculares

O uso da testosterona como reposição hormonal mostra-se eficaz para os homens com hipogonadismo, conforme revisão, mostrando efeito benéfico da reposição de testosterona no tratamento de hipogonadismo e também na síndrome metabólica.

Porém, existem ainda opiniões contrárias, justificando que a reposição de testosterona pode aumentar os riscos cardiovasculares. Frente a esse tema, pesquisadores americanos avaliaram por 8 anos, a incidência de riscos cardiovasculares em 656 homens acometidos com hipogonadismo. Destes, a metade foi submetida ao tratamento com o hormônio testosterona e a outra metade o controle. Os pacientes foram avaliados a cada 2 anos por um período total de 8 anos. No final, observou-se que dos pacientes que receberam reposição hormonal com testosterona houve 2 óbitos e não foram associados a eventos cardíacos, ao contrário, nos pacientes não tradados ocorreram 21 óbitos e desses 19 estavam associados a episódios cardiovasculares. Assim, o trabalho que compartilho hoje conclui que a reposição de testosterona a longo prazo mostra-se bem tolerável, além de reduzir a mortalidade relacionada a doenças cardiovasculares.

Veja na integra no link abaixo:

https://essentia.com.br/artigo/artigos/artigo_testosterona_2.pdf?utm_campaign=email_cla__testosterona_hipogonodismo_e_protecao_cardiaca&utm_medium=email&utm_source=RD+Station

Deixe uma resposta