Ômega na gestação

Os cuidados alimentares durante a gestação não são uma novidade, durante esta fase da vida da mulher, a nutrição é fundamental para garantir a saúde do feto e o seu desenvolvimento. Evidências apontam que os benefícios da ingestão de ômega-3 durante a gestação se estendem da mãe ao bebê.

 

Durante a amamentação, o ômega-3 pode repercutir e influenciar positivamente no futuro da criança, inclusive no aumento do QI (quociente de inteligência).

PAPEL DO ÔMEGA-3
NA CONSTRUÇÃO DO CÉREBRO

O cérebro humano é composto por quase 60% de gordura. Importante para a formação da membrana externa das células cerebrais, ela permite uma troca rápida e mais eficaz de “mensagens” entre as células nervosas.

No momento de maior desenvolvimento da massa estrutural do cérebro do bebê – durante o 2o trimestre e, principalmente, 3o trimestre gestacional, estendendo-se para a lactação – a ingestão de ótimas quantidades de ômega-3 pela mãe pode repercutir positivamente durante muitos anos na vida da criança.

As substâncias que exercem as funções benéficas do ômega-3 são os ácidos eicosapentaenoico (EPA) e docosahexaenoico (DHA). Estes ácidos graxos não são produzidos pelo corpo humano e, portanto, devem ser obtidos por meio de dieta ou suplementação.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
estão relacionados à saúde cardiovascular e problemas circulatórios.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
relacionado à melhora dos processos cognitivos, como o funcionamento da memória e o correto funcionamento dos neurônios, atuando de forma neuroprotetora.

O DHA é um componente fundamental da membrana celular do cérebro e da bainha de mielina em torno de cada nervo. Ele é transferido a taxas altíssimas da mãe para o feto e essa distribuição é crucial para uma ótima saúde cerebral, ocular, imunidade e desenvolvimento do sistema nervoso.

Por ser um nutriente de alta demanda do feto, em alguns casos a mãe pode apresentar carência desta gordura no seu organismo podendo ter consequências como depressão pós-parto.

Conheça outros benefícios comprovados
do uso de Ômega-3 na gestação:

PORQUE SUPLEMENTAR A GESTANTE

Estudos vêm demonstrando uma carência nutricional de vitaminas e minerais essenciais crescente entre as gestantes, como o magnésio, folato, vitamina E, D ou mesmo gorduras benéficas como o DHA.

A gestante de hoje não ingere a mesma quantidade de minerais em comparação com uma gestante que vivia 30 ou 90 anos atrás. Essa foi a conclusão de um estudo que avaliou em intervalos regulares, desde 1927, o teor de nutrientes em alguns alimentos:

CONCLUSÃO:
Os alimentos perderam de 20 a 60% dos seus nutrientes.
Outro estudo – comparou a ingestão dietética de:
600 mulheres grávidas e lactantes

Apenas 27% das grávidas e 25% das lactantes

Atendiam à dose de 200mg de DHA/dia.
Sendo que, as que mais se aproximaram
da ingestão ideal, tomavam um suplemento
de ômega-3 (DHA) diariamente.

CONCLUSÃO: com o uso da suplementação de ômega-3, ocorreu melhora significativa da insgestão de DHA necessária para a saúde do bebê e da mãe.

Fonte: Essential

Deixe uma resposta