Levedura Nutricional: Funcionalidade e Sabor nas suas Prescrições!

Empório Temperos, Ervas e farináceos etc - Home | Facebook

Os brasileiros consomem, em média, 9,34 gramas de sal por dia, segundo a FIOCRUZ (2019), o que representa quase o dobro do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), de 5 gramas. Este hábito relaciona-se com o crescente aumento da prevalência da hipertensão arterial, uma das principais doenças crônicas no país e que leva a um maior risco de consequências graves, como o infarto.

Assim, diante desse cenário, é de suma importância incluir estratégias que reduzam o consumo de sal, inclusive através de temperos mais saudáveis e sustentáveis que a indústria de alimentos vêm criando para atender esta demanda dos profissionais da saúde e dos consumidores. Um item que está se tornando comum nas prescrições ou na rotina dos pacientes que buscam por opções mais saudáveis é o nutritional yeast ou levedura nutricional.

Este tempero funcional é elaborado a partir do fungo inativado Saccharomyces cerevisiae, o qual se prolifera em ambientes ricos em carboidratos, como cana-de-açúcar ou beterraba, que, posteriormente é transformando em pó pela indústria para sua comercialização.

Permite realçar o sabor dos alimentos de forma natural, graças à presença de ácido glutâmico livre, aminoácido não-essencial que aumenta a habilidade das papilas gustativas de sentir o gosto, além de ofertar uma alta densidade nutricional, como fibras, vitaminas do complexo B, minerais e até proteínas, sendo um alimento interessante para ser inserido na rotina de pacientes veganos. Ainda, é extremamente versátil, podendo ser usado em diferentes preparações, como pipoca, saladas, omeletes, tortas, crepiocas, entre outras.

Confira 4 marcas brasileiras de levedura nutricional que valem a pena incluir nas suas condutas clínicas:

1. Linha Nutritional Yeast – Naiak
Linha 100% natural e vegana, formulada com extrato de levedura inativada obtida a partir de tecnologia francesa e totalmente isenta de glúten, soja e adição de sal. Está disponível nos sabores Vegan Cheese, que mimetiza sabor de queijo e Veggie, Italian Vegan e Cúrcuma Hot Mix, sendo o diferencial a utilização de especiarias e alimentos desidratados em pó em sua formulação, agregando ainda mais funcionalidade a este tempero.

Conheça mais no site.

2. Nutryeast (Nutritional Yeast Flakes) – Equaliv
Formulada com extrato de levedura nutricional inativada a partir de tecnologia francesa, é livre de glúten e soja. Vegana e com sabor natural, vem na forma de flocos crocantes que agregam sabor e nutrientes a diferentes preparações.

Conheça mais no site.

3. Linha Nutritional YeaSt – Pura Vida
Linha de levedura nutricional formulada em parceria com o chef Marcelo Facini, é 100% natural, isenta de sal refinado, glúten e aditivos artificiais, além de ser vegana. Vem em pó e é sinônimo de inovação, devido às 4 opções diferenciadas de sabor – Chicken Free, Bacon Free, Beef Free e Cheese Free, que permitem alta versatilidade de uso nas preparações.

Conheça mais no site.

4. Nutritional Yeast Flakes – Nutrify
Originado de uma cultura pura de Saccharomyces cerevisiae inativado, o Nutri Yeast Flakes Nutrify é uma levedura nutricional que agrega sabor e valor nutritivo às receitas sem causar nenhuma alteração física nas mesmas. É livre de ingredientes de origem animal, glúten e lactose e tem textura crocante e sabor similar ao do queijo parmesão.

Conheça mais no site.

Fonte: Revista Nutri Online.

Deixe uma resposta