DHA durante a Gestação

 

Wooden blocks forming the letters DHA isolated on white background

Os cuidados alimentares durante a gestação não são uma novidade. Durante esta fase da vida da mulher, a nutrição é fundamental para garantir a saúde do feto e o seu desenvolvimento. Evidências apontam que os benefícios da ingestão de DHA durante a gestação se estendem da mãe ao bebê.

NAS MÃES,
contribui com uma maior adaptação ao estresse durante a gestação, bem como prevenção de depressão pós-parto.

NO BEBÊ,
é de extrema importância e considerado como parte fundamental da formação de toda a estrutura cognitiva do feto e da retina.

PAPEL DO DHA – NA CONSTRUÇÃO DO CÉREBRO

O cérebro humano é composto por quase 60% de gordura. Importante para a formação da membrana externa das células cerebrais, ela permite uma troca rápida e mais eficaz de “mensagens” entre as células nervosas.

No momento de maior desenvolvimento da massa estrutural do cérebro do bebê – durante o 2º trimestre e, principalmente, 3º trimestre gestacional, estendendo-se para a lactação – a ingestão de ótimas quantidades de DHA pela mãe pode repercutir positivamente durante muitos anos na vida da criança.

.
DHA - é um ótimo alimento para o cérebro

Principais Benefícios

relacionado à melhora dos processos cognitivos, como o funcionamento da memória e o correto funcionamento dos neurônios, atuando de forma neuroprotetora.

O DHA é um componente fundamental da membrana celular do cérebro e da bainha de mielina em torno de cada nervo. Ele é transferido a taxas altíssimas da mãe para o feto e essa distribuição é crucial para uma ótima saúde cerebral, ocular, imunidade e desenvolvimento do sistema nervoso.

Por ser um nutriente de alta demanda do feto, em alguns casos a mãe pode apresentar carência desta gordura no seu organismo podendo ter consequências como depressão pós-parto.

Fonte: Essential Nutrition

Deixe uma resposta