COMO ESCOLHER A MELHOR VITAMINA D

Níveis adequados de vitamina D auxiliam no combate a doenças respiratórias  - Hojemais de Araçatuba SP

O ritmo da rotina e hábitos alimentares interferem nos níveis de vitamina D, e o resultado tem importantes impactos. Estudos identificaram que 45% dos brasileiros apresentam insuficiência do nutriente, por isso, a suplementação é uma das alternativas.

Há alguns fatores que merecem atenção para não ter dúvidas na hora de escolher a melhor vitamina D. Para ter bons resultados na suplementação, além da escolha do produto, é importante saber como e qual o melhor horário para tomar vitamina D.

Veja as dicas que você deve considerar para escolher o melhor suplemento para você e para sua família.

Dicas para escolher a melhor vitamina D

Tipo

Escolha os suplementos que apresentam a vitamina D3 na formulação. Também conhecida por colecalciferol, é uma forma que tem melhor desempenho e absorção quando comparada com a vitamina D2 (apresenta apenas de 30% a 50% da potência biológica da vitamina D3).

Absorção

Para escolher a melhor vitamina D, além de verificar se o nutriente está na sua forma ativa (colecalciferol ou D3), é fundamental saber se é uma substância lipossolúvel, ou seja, depende da presença de gordura durante a digestão para ser absorvida. 

Diante disso, é preciso verificar o tipo de gordura utilizada no suplemento de vitamina D e dar preferência para as mais saudáveis. Azeite de oliva e TCM são boas indicações.

Forma

Os suplementos mais conhecidos são encontrados em cápsulas, comprimidos ou líquidos e variam conforme suas concentrações, que normalmente vão de 1.000UI a 2.000UI quando indicados para adultos. 

Vale destacar que existem opções em formatos divertidos para crianças, como em gominhas. A forma atrativa facilita a suplementação dos pequenos e entrega doses de vitamina D adequadas às crianças, com concentrações mais baixas do que a dos adultos (costuma variar de 200UI a 400UI). 

No caso das gominhas, dê preferência aos produtos sem açúcar ou corantes artificiais na sua composição.

Doses e concentrações

A dose ideal de vitamina D deve ser orientada por médicos ou nutricionistas. Porém, a ANVISA preconiza a indicação de 2.000UI/dia para que adultos mantenham os níveis adequados do nutriente no organismo. Para crianças, a dose indicada é 400UI/dia.

Custo-benefício

Falando em doses, consulte a quantidade de cápsulas disponível do produto. É possível encontrar opções com excelente custo-benefício. Como exemplo, embalagens com 120 cápsulas de 2.000UI (dose diária recomendada para adultos) garantem a suplementação por 4 meses ou uma possibilidade de flexibilização na dose, conforme orientação médica.

Como tomar vitamina D?

Depois de optar pelo produto com melhor absorção recomendado para o seu corpo, uma das principais dicas é a escolha do melhor horário para tomar vitamina D

No caso de suplementos vitamínicos, é indicado que a ingestão seja acompanhada de uma refeição. No café da manhã, almoço ou jantar, a suplementação de vitamina D tem uma melhor absorção quando ingerida com alimentos.

A vitamina D é um nutriente muito importante para a saúde em todas as fases da vida. Ela atua no funcionamento do sistema imune, na absorção do cálcio e fósforo, funcionamento muscular e formação de ossos e dentes. 

Não é à toa que a suplementação costuma ser indicada, e, por isso, escolher a melhor vitamina D é importante para potencializar a saúde e melhorar o desempenho das funções do organismo.

Deixe uma resposta