Benefícios do sol para a saúde: quais são e como se expor de forma segura

O sol é um dos grandes responsáveis por estimular a produção de vitamina D no organismo, mas, além disso, ele também pode contribuir para a regulação do humor, manejo do estresse, melhora do sono e redução da pressão arterial. Siga no texto e entenda como aproveitar os benefícios do sol com segurança!

Benefícios do sol para a saúde

Nos últimos anos, estamos sendo constantemente orientados a evitar o excesso de exposição ao sol, com a intenção de tentar frear os danos que os raios solares podem causar à pele. É de conhecimento geral que essa exposição excessiva e desprotegida ao sol é um dos principais fatores que contribui para o aumento dos índices de câncer de pele no Brasil e no mundo.  

No entanto, através de alguns estudos, foi observado que o sol pode trazer vários benefícios para a saúde quando nos expomos com cautela e segurança, isso é, nos horários de menos risco, com protetor solar e por um período moderado. 

Esses efeitos positivos podem ser percebidos em diferentes áreas do organismo, trazendo melhoras significativas para todo o corpo. Conheça os principais benefícios do sol para a saúde:

Estimula a produção de vitamina D

Quando os raios solares UVB penetram na epiderme da pele, resulta em uma reação fotoquímica que é capaz de estimular a produção de vitamina D no organismo. 

Esse processo acontece quando tomamos sol sem protetor solar na pele. Por isso, para estimular a produção de Vitamina D, é recomendado tomar sol por até 15 minutos sem protetor solar nos braços e nas pernas, porém, sempre protegendo o rosto. Essa recomendação pode mudar, dependendo do tipo de pele de cada pessoa, e por isso é fundamental a orientação de um dermatologista.

A vitamina D é importante para a melhora do sistema imunológico, para o  fortalecimento ósseo e para o equilíbrio do humor. Por isso, o sol é tão importante nesse processo.

Estimula a produção e liberação dos “hormônios da felicidade”

O sol é um potente estimulante na produção dos hormônios serotonina, endorfina e ocitocina, conhecidos principalmente pela regulação do humor e por promoverem uma sensação de felicidade e bem-estar, entre outros benefícios, por isso são conhecidos como os hormônios da felicidade.

E por estarem diretamente ligados ao humor, a produção desses hormônios auxilia, também, no manejo do estresse, evitando períodos de desequilíbrio emocional.

Auxilia na redução da pressão arterial

A exposição ao sol por cerca de 20 minutos faz com que aumente a produção de óxido nítrico no organismo, o que por sua vez proporciona a dilatação dos vasos sanguíneos, ajudando na redução da pressão arterial.

Melhora a qualidade do sono

A exposição ao sol logo pela manhã é um dos fatores que pode auxiliar na regulação do ciclo circadiano, que é o ciclo de funções biológicas que acontecem em nosso organismo dentro do período de 24h.

Isso acontece porque, ao pegarmos sol logo pela manhã, a produção de melatonina é diminuída no nosso corpo, ajudando a nos manter acordados. E à medida que o dia vai escurecendo, essa produção é retomada, estimulando o adormecer durante a noite e favorecendo o sono de qualidade, mantendo o equilíbrio geral do organismo.

Reduz as chances de desenvolver Alzheimer

Existem estudos que reforçam que uma maior produção de vitamina D no organismo pode influenciar na redução das chances de desenvolver doenças neurológicas relativas à demência, como o Alzheimer.

Dessa forma, a exposição segura ao sol, que é capaz de estimular a produção da vitamina D, pode trazer benefícios para a capacidade cognitiva e agir naturalmente na prevenção do Alzheimer e da demência em geral.    

Como aproveitar o sol o ano todo

Aproveitar o sol ao ar livre é uma delícia, e como você pode perceber, essa simples ação é capaz de trazer inúmeros benefícios para a saúde. Porém, é preciso adotar algumas estratégias durante a exposição. 

Especialmente no verão, é quando os raios solares ficam mais fortes e, geralmente, os dias quentes são aproveitados na praia, na piscina ou em parques. Por isso, nessa época do ano, as orientações para aproveitar os momentos ao ar livre com segurança são reforçadas  e devem ser seguidas.

Porém, nas estações mais frias esses cuidados não podem ser dispensados. O sol nesse período pode até parecer mais tímido, no entanto, os raios solares continuam penetrando na nossa pele, principalmente no rosto, necessitando igualmente de proteção. 

A principal orientação para aproveitar os benefícios do sol é ter cautela com o período de exposição. O ideal é sempre preferir tomar sol por um menor tempo seguido, porém, durante mais dias na semana. 

Isso, porque a exposição excessiva aos raios solares durante horas seguidas pode prejudicar a saúde da sua pele, além de contribuir para o aparecimento de condições de saúde mais sérias. 

Por isso, o ideal é investir mais na periodicidade da exposição, do que no tempo contínuo. Além dessa, algumas outras orientações também podem ajudar a curtir os benefícios do sol com mais segurança e saúde. Confira as principais dicas:

Dicas para aproveitar o sol com segurança

  • Horário seguro: prefira tomar sol pela manhã, antes das 10h, ou à tarde, após às 16h. A radiação UVB nesses horários é menor, e por isso oferece menos riscos à pele;
  • Proteção para a pele: aplique protetor solar diariamente, várias vezes ao dia, e principalmente na região do rosto, que é a parte do corpo que fica em maior exposição durante o dia. 
  • Hidratação de dentro para fora: beba bastante água durante e após a exposição solar. Quando exposto ao sol, nosso corpo tende a transpirar mais, eliminando líquidos. Dessa forma, é necessário repor essa quantidade para evitar a desidratação;
  • Outros cuidados: além da ingestão adequada de água, lembre-se de hidratar bem a pele após curtir um belo dia de sol. Além disso, invista também na ingestão de nutrientes antioxidantes, eles ajudam a potencializar a proteção da pele contra os raios UV.

Outros benefícios do contato com a natureza

Além dos benefícios do sol, o contato com a natureza em geral pode favorecer a saúde física e emocional, proporcionando tranquilidade e relaxamento, estimulando a criatividade, auxiliando no manejo do estresse e podendo ajudar até mesmo a realizar as demais atividades da rotina com mais atenção e conexão.

Deixe uma resposta