Andrographis paniculata (A. paniculata)

Andrographis paniculata (A. paniculata)

O QUE É?

Andrographis paniculata (A. paniculata) é uma planta herbácea da família Acanthaceae que possui uma longa história de uso na medicina ayurvédica e medicina tradicional chinesa.

Seu principal ativo, o Andrografolide, possui estudos que apontam efeitos terapêuticos em infecções do trato respiratório, febre, artrite reumatoide, disenteria bacteriana e diarreia, além dos seus efeitos na fadiga da esclerose múltipla e preventivos em gastrites e úlceras. Possui ainda efeitos antiinflamatórios bem documentados, que podem torná-la uma alternativa aos anti-inflamatórios da medicina tradicional.

COMO FUNCIONA?

Os efeitos do andrografolide são justificados pela inibição da via MAPK / ERK e, por consequência, dos mediadores inflamatórios de algumas doenças auto-imunes – COX-2, prostaglandinas e interleucinas, por exemplo. Em modelos experimentais in vitro foram observadas respostas imunomoduladoras como a redução de COX-2, PGE2, TNFalfa e IL-12 em macrófagos e microglia. Em neutrófilos foi observado a redução da produção de espécies de oxigênio reativo e a expressão de Mac-1, IL-8 e COX-2. Atua também reduzindo fatores de transcrição como o fator nuclear kappa B (NF-kB) e o fator nuclear das células T ativadas (NFAT).

ESTUDOS CIENTÍFICOS COMPROVAM SUA UTILIZAÇÃO?

Há evidências científicas para o uso de A . paniculata em infecções do trato respiratório. Um estudo clínico randomizado e duplo cego controlado com placebo foi conduzido para avaliar a eficácia de 100 mg do extrato 2 vezes ao dia, em pacientes com infecção do trato respiratório superior sem complicações. O grupo tratado apresentou redução significativa no escore geral dos sintomas em comparação com o grupo placebo. A comparação da eficácia global do grupo que tomou o extrato de A. paniculata em relação ao placebo foi 52,7% maior que o placebo.

Em um ensaio clínico, duplo-cego, controlado por placebo estudou-se o efeito da administração de 30 mg 3 vezes ao dia de extrato patenteado de A. paniculata durante 14 semanas na redução de sintomas e sinais de pacientes com artrite reumatoide ativa crônica. Os pesquisadores deste estudo concluíram que este fitoterápico foi significativamente eficaz na redução de sintomas e parâmetros sorológicos (fator reumatoide) da doença e, portanto, é útil como complemento natural no tratamento da artrite reumatoide. Uma pesquisa multicêntrica publicada no The American Journal of Gastroenterology avaliou a partir de um estudo randomizado, duplo-cego, controlado por placebo a eficácia de 1 g e 1,8 g do extrato de A. paniculata em 224 adultos com retocolite ulcerativa leve a moderada. Após 8 semanas de estudo observou-se que os grupos tratados apresentaram maior resposta clínica e maior cura da mucosa intestinal que o grupo placebo.

Deixe uma resposta