5 Razões para tomar enzimas digestivas

Fundamentais para a absorção dos nutrientes no nosso corpo, as enzimas digestivas podem não estar sempre em equilíbrio no organismo. Veja os casos em que a suplementação pode ser recomendada.

enz diges 1

“Se tivesse que escolher um suplemento apenas, escolheria as enzimas digestivas”. Essa frase, atribuída a um médico ortomolecular americano, transmite bem a importância que as enzimas têm para a saúde geral do organismo. Elas são fundamentais para a absorção dos nutrientes que compõem os alimentos que consumimos, tendo papel fundamental em qualquer dieta. Mas não apenas isso. Confira abaixo cinco razões para a suplementação com enzimas digestivas.

1. PROCESSO DE ENVELHECIMENTO

Ao nascer, somos dotados de maior potencial para a produção de enzimas, disponibilizando até de certa “reserva”. Mas, com o passar dos anos, e o desgaste dos órgãos produtores (como pâncreas, estômago e glândulas salivares), o corpo não mais produz quantidades suficientes, provocando assim sintomas como indigestão, aparecimento de alergias e gases.

2. FATORES EXTERNOS

Além do avanço da idade, nossa produção de enzimas pode ser prejudicada por estresse, consumo excessivo de açúcar, álcool e outras substâncias com potencial de prejudicar a absorção de vitaminas e minerais e pelo uso excessivo de medicamentos.

3. INGESTÃO DE ALIMENTOS POBRES EM ENZIMAS

A dieta adotada por grande parte da população, principalmente a ocidental, consiste basicamente de alimentos ultraprocessados ou cozidos. As enzimas contidas nos alimentos crus, que poderiam ajudar a suprir o declínio na produção natural, são destruídas pelo calor e a industrialização envolvidos.
Além disso, o hábito de ingerir líquidos durante as refeições dilui o suco gástrico, reduzindo o estímulo ácido que o pâncreas precisa para produzir as enzimas.

4. AMPLIAÇÃO DA DIETA

Pesquisas estimam que cerca de 70% dos adultos sofra com algum nível de intolerância à lactose. A restauração da capacidade de digestão da lactose (açúcar do leite), das proteínas do leite, ou mesmo do glúten, pode trazer novas opções de alimentos.

5. DIETAS ESPECÍFICAS

Na dieta ocidental moderna há um grande consumo de alimentos ricos em carboidratos, gorduras e produtos lácteos. Por isso, o ideal é que suplementos entreguem em maior quantidade as enzimas amilase, lactase e lipase, por exemplo.

Outro ponto importante é a origem das enzimas digestivas. As enzimas de origem não-animal são mais estáveis às variações de pH que ocorrem durante a digestão, o que potencializa sua atividade, e também possibilita o uso por veganos e vegetarianos.

Convencido a suplementar com enzimas digestivas? Confira aspectos a considerar para escolher a melhor opção. No momento da compra de um suplemento de enzimas digestivas, deve-se observar não apenas a variedade de enzimas ou a quantidade de cada uma, mas também qual a atividade enzimática real.

Fonte: Essential Nutrition

Deixe uma resposta