Sucos
Dicas:
Evitar combinar frutas ácidas com frutas doces, que pode provocar fermentação, produzindo gases intestinais e dificultando a digestão.
Coco, abacate, maçã e pêra são frutas neutras, que podem ser usadas com outras frutas ácidas ou doces.
A preparação estará completa quando o suco estiver uniforme, sem pedaços de frutas e/ou outros ingredientes. É necessário cortar os ingredientes em pedaços ou rasgá-los (folhas), de forma de facilitar o seu manuseio e manter o seu valor nutricional, sendo aconselhável manipular os ingredientes próximo ao horário da preparação para evitar oxidação e, consequentemente, perda de nutrientes.
Priorize sempre os ingredientes crus, frescos, locais, maduros e orgânicos, por serem livres de agrotóxicos. Ingredientes congelados podem ser usados, mas não diariamente.
Utilize água filtrada ou água de coco para liquidificar o suco.
A critério, os sucos podem ser ingeridos em temperatura ambiente ou acrescida de gelo após o preparo.
Evite repetir os mesmos ingredientes por mais de três dias seguidos.
Acrescente uma colher de abacate em seus sucos, pois sua gordura melhora a absorção de nutrientes lipossolúveis (solúveis em gordura).
As frutas possuem princípios ativos – tais como fitoquímicos, antioxidantes, vitaminas, minerais e fibras – que ajudam a controlar diversas funções do organismo humano e servem como coadjuvantes em tratamentos de emagrecimento, desintoxicação, nutrição saudável e muitas outras terapias.
A simples inclusão na dieta de sucos elaborados com ingredientes específicos para determinadas funções propicia uma alimentação saudável e sem monotonia, além de estimular o paladar. Ao efetuarmos boas combinações de frutas, vegetais, folhas, tubérculos (raízes), oleaginosas (castanhas, amêndoas, nozes) e fibras (aveia, linhaça), os sucos não só ganham sabor agradável e valor nutricional adequado como também tornam a dieta mais colorida e divertida.
Ao tomar o suco, espere pelo menos 30 minutos até fazer a próxima refeição.
Existem vários modelos de aparelhos para preparar os sucos, como centrifugas e liquidificadores. É bom ressaltar que o uso de centrifugas na elaboração dos sucos elimina as fibras dos alimentos. Neste caso é interessante adicionar uma fonte de fibra externa, como: aveia, quinua, linhaça ou biomassa da banana verde, após o preparo do suco. As fibras são importantes para o bom funcionamento do intestino e aumentam a sensação de saciedade, além de ajudar a controlar o colesterol e a glicemia (taxa de açúcar no sangue).
Sempre que possível, inclua frutas ricas em agua, como melão e melancia, junto com suas sementes, que são fontes de cálcio. Ao escolher uvas, opte pelas mais viçosas. Ao preparar sucos com maça, retire as sementes e use a casca, que contem pectina, uma fibra importante para o funcionamento do intestino. Uma dica quanto à utilização do limão é retirar a parte branca do seu interior para evitar o gosto amargo. Sua casca também deve ser utilizada, pois ela contém d-limoneno, uma substância que ajuda na desintoxicação. Apenas garanta que sua utilização seja em quantidades mínimas, para que o suco não adquira um sabor amargo.
As folhas verdes escuras são ricas em clorofila e minerais, nutrientes importantes para o processo de desintoxicação e para a vitalidade e a energia celular. Para a elaboração de 250 a 300 ml de suco, recomenda-se uma folha de couve, de agrião ou de rúcula ou brotos (de alfafa ou feijão), de preferência orgânicos.
Chá verde refrescante (função emagrecedor/termogênico)
Ingredientes:
1 xícara de chá de água filtrada
1 colher de sopa rasa de chá verde
6 folhas de hortelã fresca
1 maçã com casca
1 colher de sopa de suco de limão siciliano
2 fatias de maçã
Modo de fazer: aquecer a água e desligar o fogo antes de ferver. Adicionar o chá verde e deixe em infusão por 15 minutos, coar e deixar esfriar. Quando o chá já estiver frio, bater no liquidificador com a maçã, as folhas de hortelã e o suco de limão. Servir com cubinhos de maçã.
Suco detox (limpa o fígado)
Ingredientes:
1 pera
1 ramo pequeno de agrião
1 folha de couve orgânica
½ limão siciliano sem casca e sem a parte branca
Gelo
Modo de fazer: centrifugar os ingredientes e servir em um copo com gelo. Se desejar, acrescente algumas gotas de limão siciliano.
Suco vigor da juventude (rejuvenescedor – com tempero)
Ingredientes:
1 banana prata
10 morangos bem vermelhos
1 colher de café de alecrim ou capim cidreira
Modo de fazer: bater os morangos e a banana no liquidificador, por último o alecrim (ou capim cidreira), até obter uma mistura homogênea. Beber em seguida.
Água afrodisíaca
Ingredientes:
1 colher de chá de mel
Suco de 1 limão
2 cm de pimenta dedo-de-moça
1cm de gengibre
1 litro de água
Modo de fazer: bater todos os ingredientes em um liquidificador, passar por uma peneira média e colocar em uma jarra.
Esta água estimula a circulação e melhora a digestão, aumenta o metabolismo, melhora a respiração. E por ser uma bebida vasodilatadora estimula a libido.
Dr. Sérgio Rosa
Nutricionista Esportivo e Clínico Funcional
(11) 2872-5283
Rua Canário 727- sala 2 Moema São Paulo
Instagram e Twiter: @sergiorosanutri
Skype: sergiorosanutricionista
www.sergiorosa.com.br